A prevenção do câncer de próstata é a melhor decisão e o diagnóstico precoce salva vidas. Por isso, o Amvap Saúde reforça essa campanha tão importante de conscientização e cuidado com a saúde do homem, incentivando a realização do exame preventivo.
Os atendimentos realizados pelo Consórcio entre os meses de janeiro a outubro de 2023, contabilizam mais de 420 ultrassonografias relacionadas à finalidade de diagnosticar várias doenças, entre elas o câncer de próstata, que é um dos grandes causadores de vítimas no país. Neste mesmo período foram coletados mais 80 materiais para a realização de biópsia, e a estimativa de 71 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil até 2025. Já a taxa de mortalidade registrada no Ministério da Saúde, de 2019 a 2021, apresenta mais de 47 mil óbitos ocorridos pelo tumor.
O comportamento clínico e biológico de câncer de próstata pode variar dependendo do paciente. Em alguns, a doença permanece por muitos anos sem causar sintomas; já em outros, pode ser agressiva e levar o paciente a óbito de forma rápida.
“O diagnóstico tardio é realizado por uma grande parte dos homens que possuem um preconceito enraizado quanto aos métodos precursores de identificação da doença. E esse tabu leva à não realização do exame periodicamente e acaba tornando o tratamento mais difícil e com menos chances de vida para o paciente”, afirma o Dr. Rasmo.
É necessário ficar atento ao histórico familiar, e observar se há casos de câncer de próstata registrados. Se sim, a recomendação é começar os exames preventivos mais cedo a partir dos 45 anos, caso não, pode-se começar a partir dos 50 anos.
Importância do diagnóstico
A forma de realizar o diagnóstico ao longo do tempo vem se aprimorando e é preciso levar informações ao público masculino para o cuidado com a saúde, eliminando o medo e principalmente o preconceito.
Para o paciente Plauto Carvalho, servidor público no município do Prata, que está na faixa de idade de 60+ e tem histórico da doença ocorrido na família, nos casos do avô e primo, faz enfatização da prevenção.
“O exame é muito importante porque, o próprio nome já diz prevenir, prevenir de alguma doença como o câncer de próstata, e se acaso apresentar alguma anormalidade no exame, você já está buscando o recurso para o tratamento. Descobrir o quanto antes fará toda a diferença para sua vida”, ressalta Plauto.
De acordo com o especialista Dr. Rasmo Cardoso Sobrinho, atualmente, o exame de ultrassonografia é capaz de calcular o volume da próstata a partir do valor do PSA (Antígeno Prostático Específico), que é o cálculo do valor do PSA preditivo que a glândula produz. Os níveis de PSA na corrente sanguínea dos homens apresentam variações conforme as individualidades, como idade e outros fatores que levam ao aumento no volume da próstata. Em homens acima de 50 anos ocorre um aumento da próstata, chamada de Hiperplasia Prostática Benigna.
“Caso haja uma elevação do mesmo acima dos padrões normais de referência, deve-se fazer o diagnóstico diferencial entre Hiperplasia Prostática Benigna e outras alterações benignas e o câncer, com exames de toque retal, ultrassonografia e/ou ressonância magnética”, explica Dr. Rasmo.
“Contar com o atendimento realizado pelo Consórcio com vários procedimentos, exames, consultas e retornos, além de encaminhamentos que ajudam em todo tratamento, é muito positivo e bom para nós, pacientes, poder contar com atendimentos de excelência”, reitera Plauto Carvalho.
Para a prefeita e presidente do Amvap Saúde, Renata Borges, o reforço ao Novembro Azul é muito importante e deve ser abordado sempre para romper barreiras. “Esse é o mês escolhido para dar foco à prevenção ao câncer de próstata. Nós ressaltamos a importância no cuidado à saúde do homem cotidianamente e o Consórcio segue buscando cada vez mais procedimentos e inovações para contribuir com a saúde da população dos nossos municípios”, conclui Renata.