Ter acesso à saúde é um direito social e fundamental, garantido a todos, e o mesmo não pode parar. Por isso, o Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Triângulo Mineiro – Amvap Saúde realizou na manhã desta quinta-feira (25/01) a 41ª Assembleia Geral Ordinária para apresentar a prestação de contas do exercício 2023 e alinhamento das demandas de procedimentos médicos dentre outros temas, que aconteceu na sede da Amvap, no Distrito Industrial, em Uberlândia.
A reunião foi conduzida pelo presidente Lindomar Amaro Borges, prefeito de Indianópolis e sua equipe, e contou com a presença de secretários de saúde e técnicos dos municípios associados ao Consórcio Amvap Saúde.
A Assembleia teve como objetivo o realinhamento do orçamento aprovado na gestão anterior, com a inclusão de rendimentos de aplicação financeira distribuídos em investimentos nas ações AMVAP SAÚDE, Transporte em Saúde e Convênios no montante de R$693.005,13, totalizando a LOA 2024 em R$18.466.993,69.
De acordo com o presidente Lindomar Amaro Borges, os projetos já estão sendo iniciados e será um ano de muito trabalho a ser feito, para trazer mais avanços ao consórcio, melhorando tanto a parte física, como mobiliários, equipamentos médicos e oferta de atendimentos e outras necessidades.
“A gestão da Prefeita Renata Borges trouxe para o Amvap Saúde um investimento alto conseguido junto ao Estado e agora temos que colocar em prática, juntamente com toda a equipe e o apoio da Amvap, cumpriremos todas as metas”, ressalta o presidente Lindomar.
Ainda na reunião foram apresentados o aporte financeiro dos municípios, como o valor destinado a cada necessidade levantada até o momento, posição dos contratos de rateio 2024, posição financeira de saldos e IRRF. Foram ouvidas também as sugestões de novas necessidades dos municípios.
Na ocasião, foram tratadas informações sobre os projetos do Amvap Saúde com a SES/MG, autorização para baixa de bens inservíveis do consórcio e a ratificação da proposta de apoio ao hospital São José pelos municípios da micro Pontal.
Para o diretor de saúde de Monte Carmelo, Carlos Antonio Rezende, o Amvap Saúde dá um apoio muito importante para a saúde dos municípios, principalmente nos procedimentos específicos de difícil acesso. “Com o Consórcio conseguimos em tempo hábil e em clínicas de ponta, para dar o tratamento que a população merece e precisa”, afirma Carlos.
Já a assessora e gestora de saúde pública dos municípios Cachoeira Dourada, Canápolis, Indianópolis, Gurinhatã, Ipiaçu e Capinópolis, Simone Matos, também nos ressalta a importância do Consórcio para os municípios. “O Amvap Saúde tem sido um braço para todos os municípios, e principalmente para os menores, que na maioria não tem a estrutura de atendimento local, e nessa hora temos o Consórcio que oferece uma gama de procedimentos com finalidade diagnóstica e de forma rápida, o que antes não tínhamos”, Conclui Simone Matos.